Preservar também é coisa de criança
Local:Jardim Botânico de Coimbra
Autor: Ana Cristina Tavares
Título: Nenúfar com criança
Descrição: O maior nenúfar do mundo, Victoria cruziana, do rio Amazonas, está patente ao público nos meses de Verão; as folhas podem atingir dois metros de diâmetro e suportar o peso de um bebé, servindo de berço às índias Tupi Guarani enquando lavam no rio... Um prodígio da Natureza!
Publicação: 03.01.2007
A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Veja como tratar o assunto desde o início da Educação Infantil.
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Veja o exemplo da professora Nivânia Félix dos Santos, da Escola Municipal Ausônio Araújo, de Currais Novos, a 196 quilômetros de Natal, que implantou um projeto sobre o tema no ano passado. "A natureza dá condições para a sobrevivência do homem", explicou. "Por isso a necessidade de mostrar como preservar e minimizar a ação negativa."
1 Comments:
At março 11, 2009, Nelly said…
Vamos dar as mãos,para um mundo melhor em todo o sentido ...um abraço co tamanho do Mundo...
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