Flor de Lis Branca

Um blog dedicado a natureza.

terça-feira

Lembram-se da tal tribo isolada? Era mentira!


Lembram-se da descoberta daquele tribo isolada? Publiquei um post no dia 30 de maio. O título: “Para mim, é bem mais fácil acreditar em Deus do que em índios isolados. Ou ‘O neo-indianismo brasileiro’”.

Como vivo dizendo aqui, a principal fonte de um jornalista é a lógica. Sempre que ela é contrariada, e jabuti aparece em árvore, mesmo que alguém assevere que aquilo é normal, que acontece sempre, convém não acreditar. Pois bem, clique aqui e leia uma reportagem do The Guardian. Se você tiver um apreço mínimo pela verdade, vai concluir: aquela descoberta, como a lógica me dizia no texto acima, foi uma fraude. Agora confessa.

Leia a reportagem e fique sabendo que:

- a existência daquela tribo é conhecida desde 1910;
- a fotografia, longe de ter sido casual, foi uma missão; a função do “empreendimento” era provar a existência de tribos isoladas numa área considerada ameaçada.

A pessoa por trás da foto é José Carlos Meirelles, homem da Funai que responde pelos tais “índios isolados”. Ele contou, imaginem só, à TV al-Jazeera como os índios foram encontrados e fotografados — uma operação meticulosa, que contou com a ajuda de equipamentos eletrônicos de rastreamento. A reportagem também informa que as fotos foram feitas pela Survival International, aquela ONG inglesa de que falei aqui há alguns dias.

É a mesma ONG que filmou aquele conflito na Raposa Serra do Sol entre os índios que invadiram uma fazenda e os seguranças da área. Em seu site, ela noticiou que se tratou da invasão de uma aldeia por “pistoleiros de aluguel”. O que, obviamente, também é mentira.

Por Reinaldo Azevedo.

Título da foto: Warriors from the Amazon basin tribe, above, paint their bodies red and fire arrows to ward off the plane carrying José Carlos Meirelles, who says that he released the picture in order to highlight the plight of indigenous people in the jungle

3 Comments:

  • At julho 22, 2008, Anonymous Anônimo said…

    Segue, abaixo, a nota de imprensa divulgada pela Survival International na ocasião da publicação do artigo em que o jornal britânico Observer distorce a matéria publicada pela Al Jazeera. Sugerimos também a leitura de nota de esclarecimento escrita por José Carlos dos Reis Meirelles, da FUNAI, publicada no blog do jornalista Altino Machado: http://altino.blogspot.com/2008/06/ndios-isolados.html

    Marisa
    Survival International
    http://www.survival-international.org


    As fotos dos índios isolados não são uma farsa
    24 de junho de 2008

    O jornal britânico The Observer alegou, no dia 22 de junho, que havia sido 'revelado' que a tribo isolada cujas fotos foram publicadas no mundo inteiro no fim de maio não estava 'perdida' e não era 'desconhecida' ou 'ainda não descoberta'.

    Outros meios de comunicação levaram o artigo do Observer adiante, afirmando que a história veiculada pela Survival era mentira.

    A história não é uma farsa, e nenhum dos envolvidos no trabalho de proteção dos direitos desses índios jamais alegou que eles eram 'desconhecidos'.

    Em resposta às alegacões, o diretor da Survival International, Stephen Corry, emitiu a seguinte declaração:

    'O artigo do Observer alega ter 'revelado' que a tribo fotografada não estava nem 'perdida' e nem era 'desconhecida'. A realidade é que nem a Survival nem o governo brasileiro alegaram que esse era o caso:

    • Quando a Survival publicou as fotos, nós citamos o coordenador da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Alto Rio Envira da FUNAI, José Carlos dos Reis Meirelles, responsável pela divulgação do material: 'Nós fizemos o sobrevôo para mostrar as casas deles, para mostrar que eles estão lá', afirmou Meirelles. Ainda segundo o sertanista, o território desses índios vem sendo monitorado há 20 anos.

    • Os índios fotografados encontram-se em uma reserva especialmente criada para a proteção de povos não-contactados: os índios em questão não eram, de forma alguma, 'desconhecidos'!

    • Uma leitura das publicações da Survival 'revelaria', ainda, que desenvolvemos campanhas para a proteção de povos isolados da região há mais de vinte anos.

    'O que sempre foi verdade, e continua sendo, é que, até onde se saiba, esses índios nunca estabeleceram contato pacífico com não-índios. A divulgação das fotografias pressionou o governo peruano a investigar a situação em que se encontram os índios, o que consiste em um grande passo adiante, tendo em vista que, há poucos meses, o Presidente do Peru questionou publicamente a existência de índios isolados.'

    'Essa controvérsia tem revelado mais a respeito do comportamento da mídia do que a respeito de povos indígenas isolados. Alguns jornalistas aparentemente não querem reconhecer que existem muitos povos indígenas isolados no mundo – estimamos cerca de 100 – que, de maneira alguma, estão perdidos, mas simplesmente rejeitam o contato com a sociedade exterior. Tendo em vista os massacres e atrocidades que muitos deles sofreram, esta é uma atitude perfeitamente sensata.'

     
  • At fevereiro 03, 2009, Anonymous Anônimo said…

    o fato de se conhecer a localização da tribo nada tem haver com o fato de ser isolada e sem comunicação com o estado branco contituido, procure no wikipedia ou algum livro de antropologia o que significa tribo isolada para assim não cair mais nesse mesmo erro.

     
  • At maio 30, 2013, Anonymous Anônimo said…

    Αωesome aгticlе.

    Feel free tо viѕit my blog post;
    http://reklama-online.tbmpl.pl

     

Postar um comentário

<< Home